top of page

USHUAIA: CERRO MARTIAL

Nosso roteiro começou na cidade mais austral do planeta: Ushuaia. O trekking para o cerro martial inicia à 7km do centro da cidade. É lá que está localizado o Glaciar Martial, principal fonte de abastecimento de água da cidade.

Aperte o play pra assistir!!

Para subir o cerro, existe um teleférico, mas não estava funcionando quando fizemos esse passeio. Fomo a pé mesmo! São mais ou menos 3 quilometros e meio de subida íngreme. A trilha começa na base da montanha e segue por um bosque congelado. logo nos primeiros passos, a respiração fica ofegante... a temperatura sobe... e o casaco mais pesado vai pra mochila!

Mais modesto que o famoso “Cerro Castor”, o Cerro Martial também é procurado pelos praticantes de esporte de neve, no inverno. Tem uma rampa principal que, durante a temporada de neve, vira local para esquiar e fazer snowboard.

Fizemos uma pausa pra recuperar o folego e saber um pouco mais sobre a formação dos glaciares. Alí podemos ver como se forma o círculo de glaciar. Nosso guia explicou que comeca com temperaturas inferiores a zero graus e acumulação de neve. Com o passar do tempo, a neve acumulada vai se transformando em gelo e o glaciar vai crescendo.

Durante o ano, a água que desce do Martial é escoada até o reservatório da cidade. O trekking fica mais dificil quando a neve toma conta do caminho. É bem cansativo! DICA: Usamos um bastão de caminhada ajuda no equilibrio e na redução do esforço. O trecho final é muito inclinado. Aneve alta e fofa dificulta a caminhada. Senti meus pés congelando a cada passo que dava. Lá vai outra dica valiosa: leve botas proprias pra neve. Sem folego e subindo de “gatinho”, finalmente chegamos no fim da trilha, no alto do cerro martial, a 825 metros acima do nivel do mar.

Ficamos ali observando a paisagem... Um pouco mais acima,à 400 metros, fica o monte Martial, logo abaixo: Uhuaia, o famoso Canal de Beagle e o aeroporto.

Na volta, não deixe de fazer uma parada na charmosa casa de chá pra tomar um chocolate quente e se aquecer depois desse trekking congelante! Um verdadeiro refugio.

Pra saber mais, acompanhe o dois a bordo nas redes sociais! até a próxima aventura!

recentes

casal tipo

Nenhum tag.

MAIS DESTINOS

siga

  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page