PATAGÔNIA: COMO CHEGAR
A melhor forma de chegar na Patagônia argentina É de avião por Buenos Aires. De lá pegamos uma conexão pra Ushuaia. Você pode optar também por ir para El Calafate primeiro. Como a gente queira começar o roteiro mais ao sul e ir subindo, nós optamos por descer em Ushuaia, a cidade mais austral do planeta! O voo dura cerca de 3horas e meia desde Buenos Aires.
O aeroporto da cidade é muito charmoso e fica bem pertinho da cidade. É fácil pegar um taxi. Quem nos recebeu foi o Mário do “Brasileiros em Ushuaia”. Mário e Jana foram muito carinhosos e nos apresentaram todas as opções de passeios pelo "fim do mundo".
De Ushuaia pegamos um outro voo pra El Calafate que dura cerca de uma horinha. Bem tranquilo. Já de Calafate pra El Chalten, optamos por ir de ônibus. Foram 3 horas de viagem. O ônibus era super confortável e assim a gente podia apreciar a paisagem da Patagonia. Nós fizemos uma parada no meio do caminho pra fazer um lanche, tomar um cafezinho, comer um bolinho, fazer umas fotos… O lugar era lindo!
O mais legal foi que, antes de chegar a Chalten, bem na entrada da cidade, o ônibus faz uma parada no centro de visitantes. Todos os passageiros tem que descer e ouvir uma pequena palestra do guarda florestal sobre as normas de conduta e convivência dentro do Parque. É isso mesmo! Ele fala sobre questões de segurança e dá algumas dicas de como proceder nas trilhas no caso de se perder para que tudo corra bem e todo mundo se divirta em Chalten.
Adorei a iniciativa! Foi muito interessante e curioso.
Dali o ônibus chega na rodoviária que também fica bem na entrada da cidade. Como Chalten é pequenina, deu pra ir a pé até o hotel que ficava no meio da avenida principal avenida. Nem todas as ruas são pavimentada, então a dica é levar um mochilão. Minha mala de rodinhas não foi nada prática quando tinha de andar pelas ruas de terra e pedrinhas.