PATAGÔNIA: PERITO MORENO
Ver de perto o “Perito Moreno”, a única geleira que ainda esta em expansão, era o momento mais esperado dessa viagem:
Depois de 15 anos de espera, realizamos juntos o sonho do Edu. Finalmente encontramos o famoso Glaciar Perito Moreno. A vontade que dá é chegar lá bem pertinho pra tocar nele. Só que o perigo eh imenso! Logo abaixo do paredão de gelo, tem muitos pedaços de gelo que caem de tempo em tempo.Um verdadeiro espetáculo muito aguardado pelos turistas que visitam o local. Mas nós descobrimos que poderíamos caminhas sobre a geleira num passeio chamado: Big Ice!
E lá fomos nós fazer essa caminhada de tirar o fôlego. Depois de uma parada rápida no mirante, seguimos de barco até a costa oeste do “Brazo Rico”. O trekking começa numa trilha que leva ate a base do glaciar.
Apesar do perito moreno não ser o maior glaciar daqui, é o único que se pode caminhar por cima dele. O Perito tem 5 km de extensão. O Big Ice começa beirando o Perito e depois o trajeto segue por sobre o gelo. São 10 km no total!! Uma verdadeira aventura!
No meio do passeio, a gente encontra pequenas uma linda cachoeira. Nem chegamos e o caminho já nos conquista de cara. É muito verde, muita natureza preservada.
Quem não quiser ou não puder se aventurar nos 10 km de trekking, pode optar pelo “mini-trekking”. Um percurso menor mas dá pra sentir o gostinho de andar sobre o gelo. O “big ice” tem um nível de dificuldade elevado. São 7 horas de caminhada no total, tem que ter disposição!
Atenção para as recomendações: Esse passeio só acontece de 15 de setembro a 30 de abril. Idade permitida: entre 18 e 50 anos e apenas a agência “Hielo y Aventura” tem autorização para oferecer esse passeio.
Chegamos na base do acampamento. É uma subida bem difícil! Essa é a última parada pra comer, beber água, fazer pipi e colocar os grampos nas botas pra andar por cima do gelo. Pra fazer a travessia a é necessário usar um equipamento especial, são “grampones” como eles chamam põe lá, que vão presos nos calçados pra não escorregar.
Nós fomos instruídos para andar o tempo todo em fila indiana pra não correr riscos. O terreno é muito perigoso, um deslise e podemos sofre um acidente. O guia indicava o caminho e ajudava a saltar as valas e obstáculos. Confesso que deu um dedinho no início, mas se você respeitar todas as instruções, não tem erro. A recompensa vale a pena! Chegar no meio do Glaciar e ver aquela paisagem toda branca e azul, e saber que estamos em cima de uma geleira de 60 metros de altura, é demais! Sobre o glaciar, encontramos esses pequenos lagos azuis. Água mais pura do que aquela não existe! Direto da torneira natural, e já vem geladinha!
Depois de tanto caminhar sobre o gelo, escolhemos um local seguro pra almoçar. Tem que levar lanchinho porque não tem nenhuma cafeteria, lanchonete. E claro, não pode deixar nada de lixo, nem migalhas! Então, o lixo vem e o lixo volta com a gente.”
Pra celebrar essa incrível viagem a Patagônia argentina e apaziguar a tristeza da despedida, brindamos com wiskhy e gelo do Perito Moreno. Salud!