top of page

SANTIAGO: ROTEIRO 3 DIAS

Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Está localizada ao lado da Cordilheira dos Andes o que proporciona uma paisagem incrível! Há muito o que ver: arquitetura, museus, teatros, bibliotecas, restaurantes, bares, mercados e igrejas. Sem falar nos arredores! Alguns quilômetros dali está o Valle Nevado , as praias e vinícolas de renome. Para quem vai passar poucos dias na cidade, a dica é planejar os passeios por região. Vamos lá!

DIA 1 - TARDE NO CENTRO HISTÓRICO

Na hora do almoço, o Mercado Central é a pedida para quem quer provar peixe e frutos do mar fresquinhos. Há diversas barracas e restaurantes. Mesmo para aqueles que não são muito fãs dos seres das águas, vale a visita!

Continue caminhando e você chegará a Plaza das Armas, considerado o marco zero da cidade. Foi ali que em 1541 Pedro de Valdívia fundou a cidade. É lá que está a Catedral Metropolitana(1748) e o Museu Histórico Nacional. Siga a caminhando e você vai encontrar o Museu de Arte Pré-Colombiana. Mais a frente está o Palácio Lá Moneda, sede da presidência do Chile que foi construída originalmente para abrigar a casa da moeda. Se você estiver por lá por volta das 10h da manhã, aguarde para ver a troca da guarda. Acontece dia sim, dia não. Nós não conseguimos assistir ao tradicional espetáculo.

Para ter uma vista panorâmica da cidade, você ainda pode esticar a caminhada até o Cerro Santa Lucía, com vista para a Cordilheira dos Andes ao fundo.

Veja como ficou o roteiro a pé!

Leia também:

#DICA DOISABORDO

Onde comer? Saímos pra jantar com uns amigos brasileiros que estavam passando por Santiago também. Fomos conhecer um restaurante que fica no subsolo do Hotel W, o KM Zero. Moderno e sofisticado. A noite foi bastante divertida e a comida a melhor até então.

DIA 2 - BAIRRO LASTARRIA

Mais descansados, resolvemos fazer um passeio pelo bairro Lastarria, um dos mais charmosos da de Santiago. Reserve um dia inteiro para curtir cada cantinho. São inúmeras opções de restaurantes, bistrôs e lagartinhos bacanas pra almoçar ou fazer um lanche. O Pátio Bella Vista é uma boa opção para quem quer tranquilidade. Ah! E a "La Chascona" casa do poeta ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda, fica a passos dali.

Visitamos o Centro Cultural Gabriela Mistral, o GAM. Um complexo com várias lojas, cafés, salas de exposição e uma pequena feira de artesanato. Me encantei com uma instalação logo na entrada, um globo feito com guarda chuvas vermelhos. Um charme! Charmoso também foi o nosso passeio pelos arredores do GAM. Apesar de parecer uma área mais antiguinha, achei o bairro Lastarria meio "modernete". Deve ser o ponto de encontro de jovens, artistas e pessoas antenadas. Encontramos por lá vários restaurantes e bares com mesinhas nas calçadas, lojinhas de diferentes designers e estilistas. Destaque para a PLOP! Uma mini galeria de arte que vende desenhos de ilustradores locais. Um encanto!

Outra loja curiosa é a Optica Bahía, eles tem um acervo gigante de modelos vintage e engraçados. Os proprietários, pai e filho, vêm guardando óculos há vinte anos!! Apesar de eu ser uma quase colecionadora dessas peças, não comprei nenhum. Fiquei zonza com tantas opções e o preço era meio "salgado".

Por ali também encontramos sebos, lojinhas de decoração e de estilistas independentes. Uma delas chamou minha atenção pela originalidade e ousadia. Prestem atenção na foto...

O espelho provador fica do lado de fora!

Uma casa, digamos diferente me chamou a atenção. Eu a apelidei de "casa monstro" por causa da cobertura de plantas que cria um aspecto de "primo it" do paisagismo. Ficamos alguns minutos em frente a "coisa" tentando entender o que seria aquela casa afinal. Não descobri. Sinistra...

Esses lugares ficam todos próximos da Rua José Victorino Lastarria, onde está montada uma feira de antiguidades que funciona de quinta a sábado. Como era quinta feira, aproveitei e fiz umas comprinhas.

Almoçamos por lá mesmo, no "Café Del Museo", um museu que conta a histório do Chile. Fica ao lado do Museu de Artes Visuais, o MAVI. Todos na praça Mulato Gil. Um cantinho charmoso do bairro. Acertamos no pedido! Uma sopinha de legumes com gengibre como entrada; arroz de tomate com salmão( eu pedi peru!) e agrião; e uma deliciosa torta mil folhas de sobremesa. A melhor que já provei na vida! O Edu pediu a "cerveza" da casa. Artesanal, sem rótulo! Leve e saborosa pra fechar a nossa tarde por Santiago.

DIA 3 - ARREDORES - VALLE NEVADO

Nós conhecemos a famosa estação de esqui numa outra ocasião, mas estamos sugerindo incluir aqui como opção de passeio de um dia em Valle Nevado. Como eles oferecem o day-pass é possível pegar um transporte, alugar os equipamentos de neve e passar o dia esquiando nas montanhas. Dá pra ir com o próprio carro ou pegar um transporte. (Leia aqui)

Hasta!

recentes

casal tipo

Nenhum tag.

MAIS DESTINOS

siga

  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page