CAFAYATE E OS VINHOS DE ALTURA
Cafayate fica na província de Salta, no Valle Calchaquí, e é lá que estão os vinhedos mais altos do mundo com mais de 2 mil metros de altitude. Apesar disso, é a amplitude térmica entre o dia e a noite que faz aumentar a complexidade dos vinhos tintos. A "Rota do Vinho" de Salta compreende 2ookm e compreende as cidades de Molinos, Cafayate, Quebrada de las Flechas, Angastaco, San Carlos. Os vinhedos são cultivados entre 1600 a 2400 acima do nível do mar o que traz uma qualidade e sabores únicos aos vinhos.
Antes de subir mais para o noroeste da Argentina, nós decidimos descer um pouco para conhecer esses vinhedos. E são muitos! Vale a pena reservar de 3 a 4 dias para visitar as vinículas com calma. Sem falar que a cidade um charme. Super tranquila! Ótima pedida para quem quer relaxar.
Nós visitamos várias bodegas, com destaque para:
El PORVENIR. Os vinhedos ficam em outros territórios, mas a bodega mantém um prédio na cidade para receber os visitantes e produzir seus rótulos. O passeio foi muito agradável. O local é charmoso e os vinhos deliciosos! O guia que nos recebeu parecia mais um amigo de longa data.
SAN PEDRO YACUCHUYA. Outro lugar que não pode ficar fora do roteiro. A vinícola fica mais afastada da cidade, numa região mais alta que oferece uma vista panorâmica de Cafayate. Levamos um queijo de cabra e degustamos os vinhos do enologo frances Michel Rolland que se associou a família Etchart. Produzem vinhos encorpados. A nossa degustação foi servida com uma vista incrivel.
VASIJA SECRETA. Essa bodega está localizada na estrada logo na entrada da cidade. Escolhemos visitá-la na hora do almoço e aproveitamos pra fazer a refeição. As mesas ficam no jardim e o clima é muito agradável.
ASSISTA!
LEIA MAIS:
CAFAYATE: CASCATAS DO RIO COLORADO