ARGENTINA: DE CAFAYATE A CACHI
Seguindo a nossa viagem motorizada pela Argentina saindo de Cafayate pela Ruta 68 para pegarmos a sinuosa Ruta 33 em direção ao noroeste do país até a cidade de Cachi. Optamos pelo caminho mais longo porque nos contaram que a ruta N40 estava com trechos muito ruins.
Para chegar a Cachi, passamos pela Quebrada de Escoipo, a estrada estava em obras. Nós tivemos que pegar um desvio meio sinistro que saia da estrada e ia beirando um rio seco. Nada perigoso, mas deu medinho de não saber pra onde estávamos indo. Demorou um pouco mais, mas a vista é lindíssima!!!
Prepare-se! A estrada é cheia de curvas e a única parada que encontramos na estrada foi a "El Maray" que vendia empanadas "fritas" ( o que não é muito comum naquela região), a pior de toda a viagem!! Então, vale levar lanche no carro #ficadica
Cruzamos a Cuesta del Bispo na ruta 33, sem dúvida o melhor trecho do trajeto. A subida não caba nunca e a sensação é de que vamos chegar no céu. A vista é linda!!!!
Um lugar que vale fazer aquele pitstop é o "Parque nacional Los Cardones" que fica bem no meio do caminho. Uma área de cultivo de "Cardon", espécie da planta Candelabra cactus, típica da região. pit-stop" é o
Esse tipo de cacto é muito visto nas construções de madeira, portas e molduras nas cidades da região.
A entrada para o sendero do parque fica bem no acostamento da estrada e a entrada é gratuita. É só encostar e entrar. Nos divertimos fotografando os cactos e a paisagem.
ANOTE A DICA: Leve água, filtro solar e providencie aquele bloqueador de sol para carro e um "pipi-room" portátil porque não há paradas com banheiros nesse trecho.
Estrada cheia de miradores...
O que vimos de mais interessante foram painéis solares nos telhados de todos os casebres que beiravam a pista. Muito legal essa preocupação com a questão da energia! Todas as casas tem claraboias para aproveitar a luz do sol. Ou talvez o lugar seja de acesso tão difícil que os cabos de energia elétrica não cheguem até lá. Mas uma coisa eu garanto: a paisagem é lindíssima!