PATAGÔNIA: LAGUNA TORRE
Uma das nossas maiores aventuras em El Chalten foi percorrer os 11 quilômetros até a Laguna Torre. Uma bela trilha que termina no Lago Torre, aos pés do famoso Cerro de mesmo nome. São 8 horas de caminhada no total e a vista para a montanha é maravilhosa!
A trilha começa na saída sul da cidade e segue até o mirante do cerro Torre. Já dali dá pra avistar a famosa cadeia de montanhas conhecida por alpinistas do mundo todo. Entre eles o monte Fitzroy com 3.405 metros de altitude e o Cerro Torre, logo atras ,com 3.102 metros.
Dica: Leve um lanche reforçado. Qualquer fonte de energia vale ouro nessa caminhada. Afinal são 22 quilômetros no total. Um dia inteiro andando. Mas vale o sacrifício, a trilha é linda! A paisagem vai mudando a cada passo dado: bosques, morros, lagos… O que não falta são lugares pitorescos pra descansar e apreciar a natureza.
No trajeto até a Laguna Torre, cruzamos com mochileiros fazendo a trilha de volta. Muitos alpinistas param para dormir nos acampamentos-base na espera pela melhor hora de subir as montanhas.
Nós seguimos caminhada pela trilha. E se a coisa apertar, tem até banheiro químico no meio da trilha. #sqn Estava mais para uma área reservada. Melhor do que nada! Tem alguns trechos de subida que são mais complicados, mas o caminho é tranquilo. O bosque ajuda a proteger do vento dá até pra beber a água do rio e dos riachos. É potável! O rio Fitzroy acompanha o último trecho do percurso, quando a água ganha uma cor mais leitosa por causa do degelo do “Glaciar Grande” que fica a alguns metros a acima da laguna.
Depois de 11 km de caminhada, pouco mais de 3 horas andando, a gente chegou na laguna torre que fica aos pés do Cerro Torre, com 3.102 metros de altitude.
Encontramos blocos de gelo do glaciar na água que é beeeeem gelada.
Um almoço para repor as energias e mais 11 km na volta pra casa. Dica: saia bem cedo pra não voltar tarde. Depois que o sol vai embora, a temperatura cai e a trilha fica muito mais difícil.